Maternal



MATERIAIS USADOS NO MATERNAL:







  • Jogos diversos de montar e desmontar.















  • Jogos de madeira e plásticos desmontáveis















  • Massa de modelar e argila.















  • Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.















  • Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.















  • Bolas de diversos tamanhos e cores.















  • Casinha de boneca, corda.















  • Jogos simples de completar figuras.















  • Caixas de papelão de variados tamanhos.















  • Quebra cabeça simples.















  • Oferecer livros, revistas e enciclopédias para a criança manusear.















  • Estimular que evoque situações ou acontecimentos, algum tempo depois de acontecido.















  • Brincar de bingo, baralho, memória com o nome próprio.















  • Brincar de dominó, baralho com as letras do alfabeto.















  • Estimular a criança a dar respostas antecipadas através de jogos de adivinhações.















  • Oferecer objetos diversos estimulando a criança a identificá-los percebendo diferenças e semelhanças entre eles.















  • Oferecer cartas de baralhos com figuras para formar pares.















  • Oferecer quebra-cabeças de objetos ou pessoas familiares, compostos inicialmente de 4 partes para a criança formar.















  • Mostrar objetos diversos para a criança dizer sua funcionalidade.















  • Dar ordens que contenham duas proposições relacionadas para que possam ser realizadas.















  • Mostrar gravuras com objetos iguais que comecem a verbalizar o plural.















  • Oferecer papéis diversos para serem rasgados















  • Oferecer livros e revistas orientando-os a virar a página uma a uma.















  • Oferecer lápis preto e deixar a criança escrever livremente.















  • Trabalhar com pinturas diversas.















  • Dar massinha ou argila para o aluno modelar livremente









  • OBJETIVO
    1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
    2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
    3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
    4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
    5. Identificação do nome próprio.
    6. Identificação das letras do nome próprio.
    7. Identificação das vogais.


    CONTEÚDO
    1. Coordenação Motora Ampla.
    2. Coordenação Motora Fina.
    3. Discriminação Auditiva e Visual.
    4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
    5. Estudo do nome próprio.
    6. Estudo das letras do nome próprio.
    7. Apresentação das vogais.


    ESTRATÉGIA
    1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
    2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
    3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
    4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
    5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
    6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
    7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.


    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
    O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.


    OBSERVAÇÕES:

    CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.

    • Egocentrismo.
    • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
    • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
    • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
    • Criatividade


    TIPOS DE BRINCADEIRAS:
    • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
    • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
    • Brincadeiras sem regras.
    • Brincadeiras com poucas regras simples.
    • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
    • Estimulação e motivação.
    • Atividades lúdicas.


    MATEMÁTICA
    OBJETIVO
    1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
    2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
    3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
    4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
    5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
    6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
    7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.


    CONTEÚDO
    1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
    2. Conceito de lateralidade.
    3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
    4. Coordenação Motora.
    5. discriminação audiovisual.
    6. Seqüência e seriação.
    7. Numeração:
    • Números de 1 à 5
    • Contagem de 1 à 10


    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
    2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
    3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
    4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
    5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
    6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
    7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
    O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.


    OBSERVAÇÕES:
    Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
    Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
    A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
    A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
    “Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”


    ESTUDOS SOCIAIS
    OBJETIVO
    1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
    2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
    3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
    4. Estimulação do meio ambiente físico.
    CONTEÚDO
    1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
    2. Calendário (relação espaço tempo).
    3. Família.
    4. Escola (ambiente/colegas).


    ESTRATÉGIA
    1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
    2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
    3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
    4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


    CIÊNCIAS
    OBJETIVO
    1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
    2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
    3. Estimulação dos 5 sentidos.
    4. Estimular o cuidado com a natureza.
    5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
    6. Discriminação entre liso e áspero.
    7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.


    CONTEÚDO
    1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
    2. Esquema corporal.
    3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
    4. Horticultura e jardinagem.
    5. Animais.
    6. Texturas (liso e áspero).
    7. Alimentos.


    ESTRATÉGIA
    1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
    2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
    3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
    4. Plantação de mudas e flores.
    5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
    6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
    7. Apresentação de alimentos.


    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


    ARTES
    OBJETIVO
    1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
    2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
    3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.


    CONTEÚDO
    1. Artes: desenho livre e pintura.
    2. Sucata.
    3. Argila e massinha.


    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
    2. Material de sucata e criatividade do professor.
    3. Apresentação de argila e massinha.


    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


    OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
    1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
    2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
    3. Permitir que a criança seja independente.
    4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
    5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
    6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
    7. Mante-la ocupada.
    8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.